Programação da Aula Inaugural do Curso de Fonoaudiologia

14/04/2022 15:00

Programação da Aula Inaugural do Curso de Fonoaudiologia – Semestre 2022.1 – Data: 18/04/2022

8:30h – Abertura – Profa. Simone Mariotti Roggia (Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFSC) e Profa. Helena Ferro Blasi (Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da UFSC)
8:40h – Apresentação do Curso de Fonoaudiologia da UFSC: Profa. Simone Mariotti Roggia (Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFSC)
9:00h – Mesa Redonda: A Fonoaudiologia e a pandemia da Covid-19. Palestrantes:

– Fga. Dra. Denise Ren da Fontoura – Título da palestra: “PREJUÍZOS COGNITIVOS PÓS COVID”
Mini currículo: Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação E Cultura (1999), doutorado em Ciências da Linguagem / Psicolinguística pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e mestrado em Clínica Médica e Ciências da Saúde/ Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atua como fonoaudióloga clínica em consultório privado e no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (Centro de Memória). Tem experiência nas áreas de Fonoaudiologia e Neuropsicologia.

– Profa. Dra. Daniela Polo Camargo da Silva – Título da palestra: “IMPACTO DA COVID-19 NA AUDIÇÃO”
Mini currículo: Professora Adjunta do Magistério Superior do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) da UFSC. Titulação: Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), mestrado e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista -(FMBUNESP), especialista em Audiologia (CFFa).

– Fgo. Flávio Prado da Rosa – Título da palestra: “ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19”
Mini currículo: Graduado em Fonoaudiologia pela UFSC 2013; Especialista em saúde da pessoa idosa – NETI/UFSC 2016; Especialista em Disfagia – Enfoque em atuação Hospitalar – UTP/PR/2021. Atuação: Fonoaudiólogo do Hospital Florianópolis (Referência em COVID-19); Fonoaudiólogo no Hospital Governador Celso Ramos ( UTI e internação Covid, clínica médica neurocirurgia); Preceptor de fonoaudiologia do programa de residência multiprofissional em neurologia e neurocirurgia do HGCR. Atendimento Domiciliar.

– Fga. Karina Flores – Título da palestra: “O IMPACTO DA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL”
Mini currículo: Fonoaudióloga (UFSC), Pedagoga (UFRGS), Psicopedagoga (PUCRS), especializada no Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami) e Analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (CENSUPEG). Atua na área da linguagem infantil na Comunique Centro Fonoaudiológico situada em São José/SC.

10:30h – Apresentação das entidades estudantis do Curso de Fonoaudiologia