DISFAGIA

A alimentação é uma função vital para o ser humano, ela é responsável por nutrir e hidratar o corpo e é muito prazerosa. O processo que leva o alimento da boca até o estômago é a Deglutição. Podem ocorrer problemas no transporte do bolo na deglutição o que pode causar engasgos, tosse ou sufocamento durante a alimentação. Quando as pessoas têm problemas com a alimentação podem perder peso ou se sufocar com o alimento.

Os problemas de alimentação que causam perda de peso e sufocamento ou engasgos com a comida são chamados de Disfagias. As Disfagias podem ser avaliadas e tratadas e o fonoaudiólogo é o especialista que estuda, avalia e trata funcionalmente esse sintoma. Existem fonoaudiólogos com equipes especializadas para manejar esses problemas. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) contamos com uma equipe interdisciplinar para receber esses pacientes e condições para realizar diagnostico funcional das disfagias,

O Hospital Universitário (HU) da UFSC disponibiliza para a população o exame CLINICO da deglutição, realizado no ambulatório HU, para detectar sinais e sintomas clínicos de disfagias, fornecer orientações e solicitar novas avaliações se necessário. O HU conta também com o exame de Videofluoroscopia, realizado no setor de Radiologia do hospital, com a ajuda da equipe de Radiologia. O Videodeglutograma é um exame importante, pois ele é dinâmico e nos mostra todas as fases da deglutição: oral, faríngea e esofágica, em diferentes ângulos: perfil e anteroposterior, com várias consistências e volumes diferentes de alimentos. Traz um grande avanço para o diagnóstico e a possibilidade de testar manobras reabilitadoras efetivas para os pacientes com disfagia.

Com o avanço do Curso de FONOAUDIOLOGIA todos esses recursos estão disponíveis no serviço e estão à disposição da população.